Identidade visual é o conjunto de elementos visuais que representam uma empresa ou negócio. Ela é composta pelas cores, formas, fontes, texturas, ícones, ilustrações, padrões e tudo mais que possa representar visualmente a marca nos pontos de contato.
Um projeto de identidade visual (IDV) é direcionado por três pontos principais de pesquisa:
1. Essência
É preciso definir os traços da personalidade da marca para entender quem ela é, antes que ela comece a tomar forma.
2. Público-alvo
Também é necessário conhecer o perfil dos clientes do negócio, para que a nova marca se conecte com eles da melhor forma possível e traga os resultados esperados.
3. Pontos de contato
São os lugares onde a marca será vista, como cartões de visita, folhetos, site, redes sociais, fachada. Entender onde a marca será utilizada ajuda a tomar decisões que vão fazer o resultado do projeto ser muito mais eficiente.
Eu consigo listar algumas razões pra te convencer disso:
– Constrói identidade
As marcas são como as pessoas: precisam de uma identidade para serem reconhecidas.
– Agrega valor à marca
Quanto mais sua marca fica conhecida, maior será o valor percebido pelo cliente.
– Aumenta a confiança
O cliente confia mais em marcas que ele conhece e se identifica. Se o design for ruim, perde a credibilidade
– Agiliza a comunicação
O bom design se comunica diretamente com o cliente certo, fazendo com que ele sempre dê preferência para sua marca. O cliente vem até você quando percebe que você tem o que ele procura.
– Facilita o processo de compra para o cliente
Quanto mais rápido sua marca for reconhecida, mais rápida será a decisão do cliente na hora da compra.
– Facilita a usabilidade
Você consegue usar sua marca em qualquer lugar, sem dificuldades.
– Aumenta a visibilidade
Marcas sem design ou com design ruim são ignoradas.
– Retém o público-alvo
Quando o cliente cria identificação com a marca, sempre dá preferência a ela.
Nem todo mundo precisa de um projeto de identidade visual completo. Se uma empresa usa seu logo apenas na fachada e no cartão de visitas e o logo atual funciona bem dessa forma, tudo bem manter assim.
Geralmente essa necessidade aparece quando a empresa precisa aplicar o logo em vários pontos de contato e tem dificuldade com isso. O logo pode ficar muito pequeno, ou as cores e as fontes diferentes, dependendo do fornecedor. Sem um padrão a ser seguido, a empresa nunca fica “com a mesma cara”.
Quando a empresa precisa se posicionar de forma mais profissional, principalmente em relação à concorrência, é hora de contratar um designer. A identidade visual é o primeiro passo para que isso aconteça.
Não existe um preço mínimo ou uma tabela de valores. Cada projeto é único de acordo com as suas necessidades, e o valor é proporcional a elas.
O pagamento é feito em duas etapas: 30% como sinal, na aprovação da proposta, e 70% após a aprovação do projeto. Consulte sobre pagamentos parcelados no cartão.
Geralmente um projeto demora em torno de 45 dias, mas pode variar dependendo da complexidade de cada um.
Depois de entrar em contato comigo e me explicar sobre o seu negócio, eu te envio uma proposta com todos os detalhes sobre prazo de entrega, disponibilidade da agenda para começarmos e os valores.
Essa proposta, depois de aprovada, servirá como um contrato que vai assegurar ambas as partes.
Após o pagamento do sinal, seu projeto entra na fila de espera. Na data combinada, damos início nele e ai é só alegria!
Claro! Você pode me contratar de qualquer lugar do mundo. Podemos fazer tudo remotamente, você só precisa estar conectado à internet.
Depois da aprovação da proposta, você irá responder ao formulário de briefing para me passar todas as informações que precisamos antes de iniciar o projeto.
Com o briefing em mãos, iniciamos a pesquisa. Nessa fase, identificamos quem são os concorrentes, qual o cenário que a empresa se encontra, e várias outras informações importantes.
Em seguida, é hora de por a mão na massa. No desenvolvimento, as ideias começam a tomar forma e os rabiscos começam a surgir. Testes e mais testes mostram que caminho seguir e ajudam na escolha das cores, das formas e da tipografia que vamos usar.
Com tudo isso decidido, preparamos apresentação do projeto e marcamos uma reunião. É hora de ver o resultado de todo o trabalho e se apaixonar pela sua nova marca!
Pra finalizar, depois da aprovação fazemos a entrega dos arquivos fechados prontos para você usar e enviar aos fornecedores que precisar.
Importante: você será envolvido em várias etapas desse processo, e a sua participação é indispensável para que o resultado atenda suas expectativas.
O projeto só vai ser entregue quando você estiver 100% satisfeito. Caso você não aprove o primeiro projeto apresentado, começaremos um novo projeto do zero, sem nenhum custo pra você. É claro que pequenas alterações serão feitas sem problemas.
Caso o segundo projeto não seja aprovado, avaliaremos o custo de um novo. As chances de isso acontecer são mínimas, porque o projeto é todo feito com muito cuidado, baseado nas informações passadas por você no briefing.
O logotipo é o elemento central da identidade visual e serve de base para a criação de todos os materiais da marca nos pontos de contato. É a forma mais comum de identificar a empresa, mas não é a única.
Um logo pode ter diferentes assinaturas, ou seja, se apresentar em diferentes posições sem perder suas características originais.
Eu só trabalho com projetos completos de identidade visual. Se você acha que precisa só de um logo, talvez eu não seja o melhor profissional para te atender.
Não. Eu me dedico aos projetos que eu comecei do zero, porque assim eu tenho certeza que vou conseguir aplicar a marca em todas as peças que eu precisar sem nenhuma dificuldade.
Claro que isso não quer dizer que o seu logo seja ruim só porque não fui eu que fiz. Mas se um logo não foi feito com um conceito e uma pesquisa por trás, a chance de ele trazer problemas durante o processo é maior que a chance de dar certo.
Agora, se você já tem uma identidade visual com o manual da marca e precisa fazer as aplicações nos materiais, talvez eu possa te ajudar.
Eu faço apenas o protótipo do site, ou seja, a parte visual dele, utilizando o projeto de IDV que eu criei.
Programação, registro, hospedagem e implementação são serviços que devem ser contratados à parte, de uma empresa especializada nisso.
Não. O serviço de naming envolve outra linha de pesquisa, e deve ser contratado à parte.
Se você ainda tem alguma dúvida, entre em contato por e-mail e eu retorno em breve.
E aí, bora criar sua nova marca?
contato@lucasalegria.com
Carapicuíba | São Paulo | Brasil
Todos os direitos reservados. Desenvolvido por mim.